Pecuária de Corte: Uma das principais atividades econômicas do Brasil – BagBrasil
pecuária de corte

18 nov 2017

Pecuária de Corte: Uma das principais atividades econômicas do Brasil

O nosso país possui o maior rebanho dentro do mercado mundial, ocupando ainda o 2º lugar na posição de produtor sendo ainda o maior exportador, a nível mundial, de carde bovina.

Tais informações esclarecem a importância da pecuária de corte para a economia nacional nesse momento em que o Brasil passa por crises, principalmente no setor de finanças.

A crise financeira, porém, existe sim e afeta as atividades pecuarista, no entanto ela não é sentida da mesma forma que nos demais setores do mercado.

O território brasileiro tem condições que favorecem de forma positiva o confinamento de gado de corte e esse é o principal requisito para você pecuarista investir no ramo, produzindo carne de gado de qualidade e ofertando-a ao mercado mundial.

No passado este tipo de atividade foi marcada pelo atraso nas inovações tecnológicas e, por conta da gestão nacional os valores investidos eram altos enquanto os lucros ficavam a baixo do esperado.

Porém, o futuro da pecuária de corte no comercio nacional é favorável.

Isso se deve aos avanços tecnológicos e, principalmente pelo fato do Brasil ser um país rico de terras e possuir cerca de 12% do total da água mundial.

Tendo, ainda, o maior rio do globo terrestre (rio Amazonas) em seu território.

A importância desses dados se dar pelo fato de que uma cabeça de gado em confinamento toma por dia cerca de quarenta à sessenta litros água diariamente.

Em um país onde a parte líquida é menor as condições de sucesso nessa atividade são relatadas de forma negativa.

A criação de gado de corte é o exercício mais lucrativo do Brasil.

A demanda tem aumentado constantemente tornando possível a absorção dos produtos, gerados nessa atividade, pelo próprio comercio pecuarista.

No entanto cabe ressaltar a importância da qualidade para que haja lucro nos negócios.

No passado, apesar da estagnação das atividades de confinamento, os bois serviram como uma espécie de reserva de dinheiro durante o período de inflação, por conta da alta qualidade.

A pecuária de corte gera lucro e existem alguns fatores que garantem o sucesso dessa atividade comercial:

  • ALIMENTAÇÃO DE QUALIDADE – é necessário oferecer ao animal os nutrientes certos nas quantidades adequadas ao organismo do mesmo a fim de alcançar a máxima produção;
  • USAR TECNOLOGIA – para fortificar a produção e dar visibilidade ao negócio;
  • CONTROLAR A ALIMENTAÇÃO DE FORMA ADEQUADA – essa é a parte com a qual o pecuarista mais gasta dinheiro e ao mesmo tempo que é importante alimentar bem o animal também é válido saber administrar os gastos referentes a parte nutricional;
  • CUIDAR DA NATALIDADE – a contagem é feita pela divisão de animais nascidos anualmente pelo número de fêmeas adultas. O resultado deve ficar entre 80% e 75%;
  • DIMINUIR A MORTALIDADE – deve ser dividido o número de gado mortos que não foram aproveitados pelo número total de animais do rebanho. O resultado deve ficar em até 5% anualmente;
  • PRIORIZAR O ABATE PRECOCE – porém é necessário que gado apresente uma carne de qualidade.